quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Diagnóstico na alfabetização inicial


18 comentários:

  1. O diagnóstico inicial através do teste da Psicogênese da Língua Escrita é fundamental para nortear o trabalho docente,haja visto que ele evidencia as hipóteses utilizadas pelos alunos ao escrever,bem como o nível em que os mesmos se encontram. Isto possibilita que o professor trabalhe dentro de cada nível,respeitando a individualidade e o ritmo de cada educando, obtendo assim maior êxito em sua prática.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante ouvir um professor fazendo a análise do teste dos seus alunos e ver que para tudo tem uma explicação, cada aluno tem e está no seu momento, seja silábico ou alfabético. Consegui com ele analisar os meus.

    ResponderExcluir
  3. O diagnóstico feito pelo Teste da Psicogênese da Escrita é muito relevante e para mim indispensável, pois evidencia aspectos cognitivos que no cotidiano muitas vezes não conseguimos detectar.Portanto possibilita ao professor uma reflexão sobre seu planejamento, almejando sempre o desenvolvimento das habilidades de seu educando respeitando o ritmo de cada um.

    ResponderExcluir
  4. Fazer uma avaliação diagnóstica é fundamental para um planejamento do professor. Conhecer o nível em que se encontra o aluno, dentro do processo de escrita, auxilia o professor a planejar atividades em que o aluno repensará a sua hipótese de escrita, reconstrua a sua forma de compreensão e expressão escrita, bem como o momento em que o professor pede para o aluno ler o que escreveu, feedback, faz com que se tenha uma tomada consciente da escrita. No início do ano letivo e no final de cada período de trabalho (trimestre e semestre) faço essa avaliação da psicogênese dos meus alunos do Segundo Ano e para minha alegria, de acordo com a última avaliação estão todos alfabéticos.

    ResponderExcluir
  5. O teste da psicogênese é muito importante para o alfabetizador,pois retrata em que nível realmente os alunos estão.Teresinha Amico.

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO PORQUE RETRATA O NÍVEL QUE ESTÁ NOSSO ALUNO, AUXILIANDO O PROFESSOR A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ,CONFORME A NECESSIDADE DE CADA ALUNO .JÁ REALIZAVA ESSA ATIVIDADE ,MAS NÃO SABIA QUE DEVIA COMEÇAR COM AS PALAVRAS POLISSÍLABAS DEIXANDO POR ULTIMO AS MONOSSÍLABAS.COM CERTEZA APRENDI UM POUCO MAIS.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A avaliação diagnóstica possibilita ao professor conhecer o nível em que os alunos se encontram no processo de aprendizagem da leitura e escrita e assim fazer as intervenções necessárias. Sempre no inicio do ano letivo faço a avaliação individual com os alunos e no decorrer do ano coletivamente e me dá condições para planejar as atividades para cada nível .

    ResponderExcluir
  9. Iolanda Regina Dias Pereira21 de agosto de 2013 às 15:02

    Foi importante ver e ouvir o professor analisando o teste dos seus alunos e explicando como aconteceu o processo da aprendizagem da leitura e escrita. Através do Teste da psicogênese da Escrita sabe-se em que nível o aluno se encontra e assim o professor pode planejar as atividades, respeitando o momento de cada aluno.Faço essa avaliação no início e no decorrer do ano letivo, principalmente na metade e final de bimestre.

    ResponderExcluir
  10. Realizar a avaliação diagnóstica é importante para o planejamento e prática docente. Dessa forma,as dúvidas são esclarecidas, as que não percebemos no dia a dia. Conhecendo o nível em que cada aluno esta, no processo da escrita, auxilia o planejamento.O teste da Psicogênese da Língua Escrita é um instrumento essencial para nós professores,pois auxilia-nos a planejar dentro do conhecimento do aluno. Compreendendo o nível que se encontra cada um, a prática torna-se mais coerente e fácil auxiliando, dessa forma, a planejar as atividades de acordo com a necessidade de cada criança, fazendo as intervenções precisas, dando ênfase ao planejamento das atividades para cada nível que o aluno se encontra, sempre respeitando as limitações e individualidade de cada um.

    ResponderExcluir
  11. Durante o processo de alfabetização as crianças passam por hipóteses - pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética - que correspondem ao caminho a ser percorrido até sua apropriação do sistema de escrita.

    Estas fases são provisórias e espontâneas, entretanto, para o sujeito percorrer este caminho ele depende da mediação do professor no contato com a linguagem escrita, desta forma, irá formular e reformular suas hipóteses.

    Com as testagens e identificação das hipóteses da escrita em que os alunos se encontram, o professor pode adequar seu planejamento às necessidades das crianças. Tendo assim, um melhor atendimento e desempenho da turma.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do vídeo. O diagnóstico é fundamental, no início da alfabetização, na medida em que olhamos o aluno como um ser em desenvolvimento e pensamos em planejamento, em acompanhar a evolução. Ele permite a tomada de decisão para a melhoria, para a inclusão.

    ResponderExcluir
  13. O vídeo foi bastante interessante, pois através do diagnóstico o professor identificou o nível de aprendizagem que cada um dos alunos está, para assim realizar um planejamento de acordo com a realidade de cada aluno.

    ResponderExcluir
  14. A importância da sondagem e diagnostico para colher informações individuais do aluno e verificando assim o estágio em que se encontra. A partir daí o professor irá direcionar o seu trabalho em sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. o diagnostico e fundamental e não apenas no inicio do ano letivo mas sim durante odo o ano, para desta forma acompanhar o desenvolvimento da criança e deste modo planejar atividades que venham a estimular seu crescimento. O planejamento do professor precisa levar em consideração o nível de alfabetização de cada criança, para que as mesmas não acabem excluídas do processo de aprendizagem por acharem que não estão aprendendo como os demais. É importante o professor perceber as fases de conflito pela qua o aluno passa para realizar a transição de uma fase para outra, e assim oportunizar atividades e recursos que o auxiliem a construção de seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o diagnostico e fundamental e não apenas no inicio do ano letivo mas sim durante odo o ano, para desta forma acompanhar o desenvolvimento da criança e deste modo planejar atividades que venham a estimular seu crescimento. O planejamento do professor precisa levar em consideração o nível de alfabetização de cada criança, para que as mesmas não acabem excluídas do processo de aprendizagem por acharem que não estão aprendendo como os demais. É importante o professor perceber as fases de conflito pela qua o aluno passa para realizar a transição de uma fase para outra, e assim oportunizar atividades e recursos que o auxiliem a construção de seu conhecimento.

      Excluir
  16. Gostei muito do vídeo que assisti, o aluno também traz uma bagagem de sua vivência antes de chegar até nós, temos que trabalhar e valorizar suas experiências, temos que fazer sempre uma avaliação diagnóstica para detectar o nível em que o aluno se encontra.

    ResponderExcluir
  17. Achei muito interessante o vídeo que vi,realmente sem uma avaliação dignóstica,não podemos fazer um planejamento para nosso aluno.Pois o aluno traz muita riqueza, muitas vivências,e o nosso aluno da escola do campo tem desenvolvidas muitas competências,temos apenas que estimular o conhecimento,e sendo assim o dignóstico se faz necessário perceber em que nível está.

    ResponderExcluir