terça-feira, 6 de agosto de 2013

Emilia Ferreiro | Papel das expectativas dos professores sobre os alunos


18 comentários:

  1. Desde muito tempo escuto que ao chegar na sala de aula o prof é capaz de classificar seus alunos em aqueles que aprenderão tudo e os que não aprenderão nada ou pouca coisa!!!bem se isso é verdade deve-se então convencer os profs que todos os alunos são capazes de aprender independente de sua cidade ,escola,estrutura familiar ou social!Confiar na capacidade de cada um pois se não é assim como vamos dar condições para que essa criança mude sua própria condição de aprendiz e passe a evoluir cada vez mais e ser um agente social de transformação da sociedade!!

    ResponderExcluir
  2. Entendo que a muito tempo o professor classifica seus alunos como inteligentes e os que não aprendem. Acredito que este faz essa " comparação " sem se dar conta que todo aluno tem um bagagem que traz junto consigo desde o primeiro dia de aula e que ele sempre acrescenta algo mais nessa bagagem independente da sua classe social. O professor deve dar condições reais para que o aluno aprenda dentro de sua capacidade assim teremos cidadãos críticos e com condições de transformar e agir dentro do meio em que esta inserido.

    ResponderExcluir
  3. O professor precisa ter um olhar mais aguçado com seus alunos, perceber que cada um chega na escola com suas vivências e experiências e que possuí sim, conhecimentos já vivenciados no seu dia-a-dia.Que a partir desses conhecimentos prévios eles possam construir aprendizagens significativas pois vivemos em um mundo letrado.

    ResponderExcluir
  4. O professor ao deparar se com seus alunos não consegue enxergar a bagagem de conhecimentos que o aluno traz consigo.Conhecimentos que poderão ser aproveitados para facilitar a aprendizagem

    ResponderExcluir
  5. É de fundamental importância o professor acreditar no potencial de seus alunos para que eles cresçam cada vez mais.Ao professor cabe elevar a autoestima dos alunos diariamente para que eles acreditem em suas capacidades e todos consigam aprender e desenvolver-se como cidadãos capazes de modificar e melhorar o mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o professor deve se “desarmar”, conhecer cada aluno e a partir do diagnostico da turma traçar seus objetivos e não mais o classificar, em quem aprende e quem não aprende os lentos e os rápidos.
    Cada pessoa tem seu tempo de aprendizagem, isso deve ser respeitado, assim como cada aluno tem sua bagagem antes da escola , independente do mundo cultural que esteja inserido.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que todos os alunos aprendem, cada um no seu tempo e aquilo que pode compreender. Nós professores precisamos ter paciência, respeitar o tempo de cada um e a creditar nas suas potencialidades.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que o professor tem que ver seu aluno como um ser pensante e com conhecimentos e ideias, trazidos da sua realidade, e que não se trata de um grupo homogêneo , mas sim de sujeitos com anseios e desejos diferentes,pois são pessoas individuais e cada um com seu tempo de aprendizagem. Devemos como professores conhecer a realidade de nossos alunos , para assim entendermos o tempo e dificuldade e cada um.

    ResponderExcluir
  9. Pré conceito muitas vezes geram atitudes errôneas quando não nos permitimos mudarmos de opinião. O professor quando classifica o aluno já no início do ano letivo não reconhece o seu próprio potencial de mudança para reverter as situações desfavoráveis. Ao agir com profissionalismo, valorizando-se e valorizando o aluno, independente da sua situação econômica, ultrapassa-se a barreira do achismo e passa-se a ver cada um dentro do processo como único e com potencialidades diferentes, que devem ser sempre levadas em consideração no planejamento do professor.

    ResponderExcluir
  10. Cristiane Domingues Vaz22 de agosto de 2013 às 19:27

    Quem sabe podemos refletir melhor sobre esse dito: pré conceito.
    Creio que nós queremos ver nossos alunos com um diploma.Tenho absoluta certeza de que todos nós, fazemos nossa parte, bem feita. Educamos nossos alunos para que sejam cidadãos capazes e transformadores. Mas muitas vezes estamos sozinhos nessa caminhada. E talvez quando alguém fala que eles não irão longe não significa que já está excluindo o aluno. E isso é que nos angustia ou pelo menos a mim. Muitas vezes me sinto só na caminhada e há sempre quem venha nos culpar.
    Alguém um dia falou: onde tem problema de aprendizagem, tem de ensinagem.
    Só quero dizer que acredito em nós. Muitos não conhecem o nosso potencial e nossa garra.

    ResponderExcluir
  11. Todo o aluno tem capacidade de aprender, independente da sua situação social, cultural e econômica. Penso que é muito importante que o professor acredite em seu trabalho, bem como no potencial intelectual do seu aluno, para assim traçar suas metas e delinear estratégias para alcançá-las, partindo de um diagnóstico, atuando como mediador do processo de aprendizagem, possibilitando assim a construção do seu conhecimento, aprimorando suas habilidades, levando sempre em consideração que cada aluno tem seu tempo, e seu ritmo para aprender. A reflexão sobre a prática pedagógica deve ser uma aliada do professor.

    ResponderExcluir
  12. Adriana Godinho Santos23 de agosto de 2013 às 15:13

    Não podemos classificar nossos alunos,pois todos tem condições de aprender basta que seja respeitado seu tempo de aprendizagem. Sendo importante acreditar na capacidade de cada um e confiando no seu trabalho. Precisamos estar sempre refletindo e inovando nossa pratica para que se consiga atingir todos os alunos de modo que estes possam construir seu conhecimentos.

    ResponderExcluir
  13. Quando o professor espera um bom desempenho de seu aluno, também se engaja para que este aprenda, criando assim um ambiente motivador. Mas quando subestima suas capacidades de aprendizagem, faz com que a desmotivação seja o ponto culminante para que este aluno torne-se desinteressado.
    Todos os alunos são capazes de produzir, cada um de sua maneira. Incentivar essa produção leva a autoconfiança do aluno.

    ResponderExcluir
  14. o professor deve confiar no aluno ,salientando sua auto estima ,gerando novas atitudes para que o aluno aprenda .Ele tem potencial para essa mudança pois a educação é o único meio para melhoria,mesmo sabendo que é muito difícil mudar opiniões e refazer ideias e conceitos .O professor vendo o aluno dentro de sua realidade difere em suas individualidades.

    ResponderExcluir
  15. Tanto professor quanto aluno são protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Muitos alunos não percebem, mas a realidade é que o professor não ensina o aluno e sim ajuda o mesmo a aprender. Não há aprendizagem sem o interesse real do aluno. Por isso cabe ao professor estimular seu interesse através da contextualização dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  16. Achei muito interessante o vídeo porque nos faz refletir sobre como estamos avaliando nossos alunos em sala de aula e como está sendo desenvolvido nossa prática como professoras. Mostra que devemos sempre acreditar no potencial do nosso aluno e, reforça a crença de que todos podemos aprender. E que todo professor pode e deve melhorar sua prática de ensinar.
    Devemos sempre estar inovando nossas práticas para assim estar motivando e estimulando nossos alunos a buscar mais sobre o que estamos abordando em sala de aula.

    ResponderExcluir
  17. O papel do professor inicialmente é fazer a sondagem diagnóstica da turma no qual irá trabalhar para verificar como procedera no decorrer do ano, para que a turma tenha desempenho desejado, respeitando os limites dos seus alunos.Nunca esquecer de voltar a trás, modificar a sua pratica para que os alunos ampliem o seu aprender.
    É necessário o professor saber o que foi trabalhado no ano anterior, para assim planejar a forma de realizar a sua tarefa de ensinar da melhor forma possível.
    A expectativa do professor deve ser em relação ao seu próprio papel na ação de ensinar, devendo sempre buscar cada vez mais recursos diferentes de ensinar para encantar o aluno para que tenha ele tenha curiosidade de buscar mais do que lhe é dado.
    A expectativa do professor também passa pela empatia com os alunos, colocar-se no lugar deles, gostar do que faz, como motivá-los a também buscar esse aprender se na maioria das vezes não tem na família essa ajuda.
    A efetividade também é importante entre professor e aluno, fazer que sintam e vivenciem que quem ama educa, ensina e cobra uma mudança de comportamento para o seu aprender.

    ResponderExcluir
  18. As expectativas que os professores tem em relação a aprendizagem os alunos se refletem em suas metodologias, nas praticas diárias, de modo a interferir nas aprendizagens construídas ou não na sala de aula. Pois nem sempre as expectativas dos professores serão correspondidas, assim como as expectativas dos alunos em relação ao professor e as aulas também não correspondem. Para isso e importante que as expectativas não sejam conclusões previas em relação a aprendizagem dos alunos, pois e preciso conhecer o potencial de cada um. Luciane Soares

    ResponderExcluir